X

Archive for Notícias

A COVID-19 e o Transplante de Medula Óssea

O número de cadastros de Doadores de Medula Óssea diminuíram com a COVID-19

 

10 de dezembro de 2020

Texto: Vivian Senna

Segundo as informações divulgadas pelo relatório semestral da ABTO (Associação Brasileira de Transplante Órgãos), entre janeiro e junho de 2020, o número de transplantes de medula óssea realizados no país diminuiu 19,67% em relação ao mesmo período de 2019. Essa queda tem relação direta com a pandemia de COVID-19 que afeta o Brasil e o mundo. 

A saúde de modo geral foi afetada e necessitou de novas readequações.  Na área de transplante de medula, os transplantes autólogos podem ser planejados e esse tipo de transplante (dependendo do caso) pôde ser prorrogado. A estratégia adotada por todos os centros de transplante foi adiar o procedimento para um momento que haja mais segurança para o paciente. Por outro lado, os transplantes que não podem esperar estão sendo realizados e, consequentemente também dependem da compatibilidade de doadores no Registro Nacional de Doadores Volúntário de Medula Óssea (REDOME).

O REDOME informa que, diante dos últimos acontecimentos, de casos de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2 causador da COVID-19) no Brasil e no mundo, continua em contato com as autoridades de saúde e com os bancos mundias, a fim de garantir a continuidade da sua atividade, já que muitos pacientes que necessitam de um transplante de células-tronco hematopoéticas (medula óssea) não podem esperar. O registro está com suas ações direcionadas para a segurança dos doadores e atuando, junto aos hemocentros e centros de transplante, no reforço das recomendações do Ministério da Saúde.  

 

Ação realizada dia 02/12/20

Diante o cenário atual, seguindo as recomendações de segurança, no último dia 02 de dezembro de 2020, o voluntário do Pró Medula Anderson Rodrigues esteve acompanhando um grupo de pessoas, que se deslocaram da cidade de Petrópolis, região serrana (RJ) até o INCA-RJ, situado à Praça Cruz Vermelha, 23. Realizaram a doação de sangue e o cadastro de possíveis doadores de medula óssea.

Essa ação não pode parar. Mesmo diante as dificuldades enfrentadas no Brasil e no mundo com a COVID-19, com responsabilidade e segurança podemos seguir contribuindo no caso de novos pacientes que enfrentam diariamente a luta contra doenças hematológicas e que, muitas vezes só há solução com o Transplante de Medula Óssea.

Nós do Pró-Medula ficamos felizes com toda essa corrente de amor.

 

 

Aumenta o número de transplantes de medula no Brasil, mas a fila de espera ainda é grande

A compatibilidade é muito rara porque somos um povo com diferentes etnias.
É importante o cadastro do maior número de pessoas, de norte à sul do país.

➡️ Você sabia que os hemocentros de cada região possuem cotas de cadastros? Como cidadãos temos o direito e dever em atingir anualmente essas cotas.

➡️ Você já se cadastrou? Parabéns!
Mas lembre-se sempre, em manter seus dados cadastrais atualizados para o REDOME te encontrar, caso seja compatível.

➡️ Ainda não se cadastrou? Vá ao hemocentro mais próximo de você e faça o seu cadastro. Basta retirar 5ml de sangue. Informar seus dados e ser cadastrado no banco nacional. Se for compatível e estiver apto a doar, VOCÊ poderá SALVAR VIDAS EM VIDA.

Veja a matéria que foi ao ar, no Hora 1 , no último dia 18 de fevereiro e entenda um pouco mais sobre a importância da conscientização do cadastro.

Vem com a gente! #descentralizajá

Seja o herói de alguém

Você sabia que a doação de medula além de indolor é um processo de rápida recuperação?

 

Por isso, te convidamos a ser o herói de alguém!

Procure o hemocentro mais próximo e faça seu cadastro e nos ajude a salvar vidas!

http://www.promedula.com.br/#enderecos

 

Você sabia?

Você sabia que o REDOME alcançou 4 milhões de cadastros de possíveis doadores?

Mesmo sendo um número bem significante, o sistema precisa estar sempre atualizado com as informações dos doadores, pois caso seja comprovada a compatibilidade, a chance deste doador ser localizado é 100% positiva. Atualize seus dados, uma vida pode estar esperando sua doação!  Saiba mais...

 

Ação em Campos dos Goytacases, RJ

No último fim de semana, em Campos dos Goytacazes, os voluntários Guilherme e Neiff estiveram envolvidos na organização da campanha de cadastro de potenciais doadores de medula óssea.

O sucesso da campanha superou todos as expectativas da organização.

A equipe da HLA foi do Rio de Janeiro, com profissionais e material para atender dois mil pessoas, o que já seria um número maravilhoso. Como, só no primeiro dia foram cadastradas 1700 pessoas, a organização da campanha foi em busca de mais material. Conseguiram mais kits do próprio HLA  e ainda, conseguiram a doação de mais mil kits de duas empresas privadas em Campos, que gentilmente fizeram a doação, o Hospital Dr. Beda e Grupo GSH.

 

 

O CIEP ficou  lotado.

Toda a equipe trabalhou incansavelmente e finalizaram o processo com um sucesso extraordinário!

 

 

Foi a maior campanha dos últimos 10 anos do estado do Rio de Janeiro.

 

 

Essa é Juliana Carneiro. Última pessoa a ser cadastrada na Campanha Campos doe Medula.

Ela disse para Guilherme:

"Estou doando porque minha mãe morreu de leucemia. Não encontramos ninguém compatível pra ela. Quem sabe posso ajudar alguém que vive a mesma dor que nós vivemos."

 

 

 

 

 

Foram 3570 cadastrados. 
Parabéns a todos os envolvidos.

 

Muitas pessoas estiveram com o Pró Medula no Rock in Rio

Mais um Rock in Rio de sucesso pra conta!

 

Mais de mil pessoas passaram pelo nosso estande por dia durante o festival!

O Brasil foi representado de norte à sul. Pessoas de perto e de longe estiveram com a gente.

Que alegria em poder conscientizar tantas e tantas pessoas!

     

Nosso muito obrigado a todos!

Cerca de trinta voluntários do projeto atuaram na conscientização do público. O estande do Pró-Medula esteve ao lado do palco Rock District e nele, os voluntários tiraram dúvidas, desmistificaram mitos, direcionaram potenciais doadores aos hemocentros mais próximos de onde moram, dentre tantas outras possibilidades que o trabalho voluntário proporciona aos atuantes do projeto.

Equipe Voluntária RIR2019

 

Obrigado Rock in Rio, por nos apoiar em mais um ano.

Voltamos pra casa com o sentimento de dever cumprido, mas a luta não termina aqui, pelo contrário, está só começando.

Seguimos juntos, pois “O rock está no sangue” e nossa missão é salvar vidas!

Para conferir mais momentos clique aqui e veja, os registros que foram para a nossa página no facebook.

Nosso primeiro fim de semana de Rock in Rio 2019

O Rock in Rio proporciona experiências inesquecíveis para todos os envolvidos. No palco tem metal, Pop, Rock, MPB e músicas para todos os gostos.

Pela segunda edição consecutiva tivemos um espetáculo totalmente em prol da vida.

Promovemos conhecimento e consciência da importância do cadastro de medula óssea, bem como, a atualização dos dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, o REDOME.

No primeiro fim de semana de Rock in Rio 2019 diversas pessoas passaram pelo nosso Espaço. Nossos voluntários, que se entregaram de alma e coração tiveram a oportunidade de conhecer pessoas, divulgar o trabalho, transmitir informações de conscientização, realizaram cadastros em nosso banco de dados e, ainda, desmistificaram informações incorretas.

Doar medula  é dar ao paciente uma nova chance de vida. Quem doa, não salva apenas uma vida. Salva toda uma família.

Nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro estaremos presentes novamente. Se você ainda não passou em nosso Espaço, vá nos visitar e conhecer melhor nosso projeto. Estamos ao lado do palco Rock District.

 

Esperamos por vocês, venha com a gente na luta pela vida! 

Doe vida, doe medula óssea!

 

Nosso Espaço na Rock District

Alguns Voluntários

Voluntários prestigiando Rubem Medina, quem confia e acredita no nosso trabalho.

Voluntários recebendo e conscientizando as pessoas

   

 

CONVITE

VENHA PARA A CIDADE DO ROCK COM A GENTE

Já é depois de amanhã a festa mais esperada do ano e gostaríamos de fazer um convite especial a você.
Por mais uma ano estaremos na Cidade do Rock marcando presença.

Fique ligado! Nosso stand estará localizado na região da Rock District quase em frente ao brinquedo Mega Drop e será um prazer receber você por lá!

Vem saber mais sobre a gente! Te esperamos por lá.

Voluntário Pró Medula no RiR 2017

Você conhece o “Movimento Descentraliza”?

Calma que a gente explica:

Em 2017, 14.040 cotas para cadastros de doadores foram liberadas para o Estado do RJ. Apenas 1.148 exames foram realizados. Isso quer dizer que 12.892 cadastros deixaram de ser uma nova esperança para pacientes que estão à espera do transplante de medula óssea!

Chegou a hora de virar o jogo, nós não queremos apenas atualização de cadastros existentes, nós queremos NOVOS cadastros também!

Hoje o Pró-Medula inicia uma luta a favor da descentralização dos cadastros para que mais possíveis doadores tenham a oportunidade de se cadastrar!

Seja você também um incentivador do movimento!

Compartilhe, envie para os seus amigos que você pode contar pra lutarmos juntos.

Vamos juntos participar do movimento #DescentralizaJa???

World Marrow Donor Day

O DIA MUNDIAL DO DOADOR DE MEDULA É COMEMORADO GLOBALMENTE NO TERCEIRO SÁBADO DE SETEMBRO.

Você sabia que o WMDD foi criado pela World Marrow Donor Association (WMDA)? Ela reúne registros de doadores de 52 países e para celebrar o data de alcance de 25 milhões de doadores de medula óssea, foi escolhido então o terceiro sábado de Setembro, anualmente.

Por isso, neste ano, o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, também chamado internacionalmente de World Marrow Donor Day, foi comemorado hoje, dia 21 de Setembro de 2019.

E Para celebrar essa data tão importante também para o Pró Medula e como uma forma de agradecer a todos aqueles que já se cadastraram, nós realizamos hoje campanhas por diversas cidades do país.

E para você doador, deixamos aqui o nosso agradecimento,  a solidariedade está no que cada individuo pode fazer individualmente e no impacto em que ele pode causar pelo grupo!

1 2 3 4 5 6 7

CONTATO

Já é cadastrado? Clique aqui e mantenha suas informações pessoais atualizadas para facilitar
a doação em caso de compatibilidade.