X

A COVID-19 e o Transplante de Medula Óssea

O número de cadastros de Doadores de Medula Óssea diminuíram com a COVID-19

 

10 de dezembro de 2020

Texto: Vivian Senna

Segundo as informações divulgadas pelo relatório semestral da ABTO (Associação Brasileira de Transplante Órgãos), entre janeiro e junho de 2020, o número de transplantes de medula óssea realizados no país diminuiu 19,67% em relação ao mesmo período de 2019. Essa queda tem relação direta com a pandemia de COVID-19 que afeta o Brasil e o mundo. 

A saúde de modo geral foi afetada e necessitou de novas readequações.  Na área de transplante de medula, os transplantes autólogos podem ser planejados e esse tipo de transplante (dependendo do caso) pôde ser prorrogado. A estratégia adotada por todos os centros de transplante foi adiar o procedimento para um momento que haja mais segurança para o paciente. Por outro lado, os transplantes que não podem esperar estão sendo realizados e, consequentemente também dependem da compatibilidade de doadores no Registro Nacional de Doadores Volúntário de Medula Óssea (REDOME).

O REDOME informa que, diante dos últimos acontecimentos, de casos de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2 causador da COVID-19) no Brasil e no mundo, continua em contato com as autoridades de saúde e com os bancos mundias, a fim de garantir a continuidade da sua atividade, já que muitos pacientes que necessitam de um transplante de células-tronco hematopoéticas (medula óssea) não podem esperar. O registro está com suas ações direcionadas para a segurança dos doadores e atuando, junto aos hemocentros e centros de transplante, no reforço das recomendações do Ministério da Saúde.  

 

Ação realizada dia 02/12/20

Diante o cenário atual, seguindo as recomendações de segurança, no último dia 02 de dezembro de 2020, o voluntário do Pró Medula Anderson Rodrigues esteve acompanhando um grupo de pessoas, que se deslocaram da cidade de Petrópolis, região serrana (RJ) até o INCA-RJ, situado à Praça Cruz Vermelha, 23. Realizaram a doação de sangue e o cadastro de possíveis doadores de medula óssea.

Essa ação não pode parar. Mesmo diante as dificuldades enfrentadas no Brasil e no mundo com a COVID-19, com responsabilidade e segurança podemos seguir contribuindo no caso de novos pacientes que enfrentam diariamente a luta contra doenças hematológicas e que, muitas vezes só há solução com o Transplante de Medula Óssea.

Nós do Pró-Medula ficamos felizes com toda essa corrente de amor.

 

 

Leave a Reply

Message
Your Name *
Your Email *
Website

CONTATO

Já é cadastrado? Clique aqui e mantenha suas informações pessoais atualizadas para facilitar
a doação em caso de compatibilidade.